Vida saudável

Vida saudável

A vida saudável é aquela que nos permite ter qualidade de vida. É um estilo de vida em que várias variáveis, como a nutrição saudável e equilibrada, a prática de exercício físico, bem-estar emocional ou cuidados de saúde, e onde são evitados hábitos nocivos como o consumo de álcool ou tabaco.

O Ministério da Saúde, Consumo e Previdência Social possui um site com recursos para adotar um estilo de vida saudável. Você ainda não a visitou?

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Você sabia que 66 dias são suficientes para que algo se torne um hábito ? Isto é confirmado por um novo estudo publicado no European Journal of Social Psychology, no qual isso Afirma que, para converter um novo objetivo ou atividade em algo automático (de tal forma que não precisamos puxar a força de vontade), precisamos de 66 dias.

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Atualmente existe algum consenso sobre práticas saudáveis que podemos adicionar às nossas vidas, tais como:

Fazer exercício físico.

Beba bastante água.

Mantenha uma dieta saudável

No entanto, também é possível aumentar o nosso bem-estar com pequenas atividades do dia-a-dia, ou seja, aquelas que não envolvem altos custos ou logística elaborada demais . A qualidade de vida está ao nosso alcance. Você quer desfrutar de uma vida saudável ? Aqui nós damos alguns exemplos!

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Mantenha uma vida saudável com esses 8 hábitos
1. Deixe a TV, telefone ou computador uma hora antes de ir para a cama

Ele regula o tempo que você gasta assistindo a programas de televisão ou navegando na internet, especialmente nos momentos anteriores ao sonho. O descanso deve ser ótimo, cheio e alguns desses dispositivos ativam a mente mais do que o recomendado.
2. Leia os rótulos dos produtos que você compra

Em muitas ocasiões, compramos produtos com uma aparência que pode ser enganosa e nos dar a impressão de sermos mais saudáveis ​​do que eles. Sempre leia quais são seus componentes e tente comer uma dieta balanceada . Para fazer isso, é muito conveniente gastar cinco minutos planejando os menus da semana e fazer uma lista de compras que incorpore alimentos saudáveis, lembre-se que:

Você pode comprar pão integral, em vez de pão branco, com maior suprimento de vitaminas, fibras e minerais.

É importante consumir pedaços de fruta diariamente.

Você deve moderar o consumo de carne vermelha e substituí-la por outros alimentos mais saudáveis .

3. Tome café da manhã em casa

Lembre-se que é a refeição mais importante do dia. Como você quer ter uma vida saudável se você pular o café da manhã? Não vá lá comer nada rápido porque você está atrasado para o trabalho, prepare-o em casa. Desta forma, você saberá quais são os ingredientes que você come e controlará melhor seus hábitos alimentares.
4. Cuide dos seus dentes

Da mesma forma que as consultas com o clínico geral são necessárias, o mesmo acontece com as visitas ao dentista. Lembre-se que cuidar da sua higiene dental é uma questão de saúde.
5. Faça uma caminhada pelo menos dois dias por semana

Ande pelo seu bairro, sua área, sua cidade. Aprecie as paisagens que você tem em mãos. Ainda não está claro o quão benéfico é?

Andar limpa a mente.

Ativa o corpo.

Faz você se sentir parte do ambiente em que vive.

Você aprende a observar, a ir ao detalhe das coisas.

Se você puder fazer isso na companhia de alguém que goste, muito melhor.
6. Inicie um projeto

Não importa o que seja, mas comece algo para que você sinta o prazer real. Estabeleça metas a curto e médio prazo que você possa cumprir. Você organizará sua agenda, você valorizará seu tempo e terá uma motivação adicional.
7. Cuide de seus amigos

As relações sociais são um aspecto fundamental para a saúde do ser humano. Cuide deles e certifique-se de que eles ocupem seu espaço. Hoje em dia, com a ajuda de novas tecnologias e redes sociais, vai custar-lhe muito pouco para manter contato, mas buscar um espaço de troca em pessoa, para que contribuam para a sua saúde emocional e bem-estar.
8. Coma uma dieta saudável

A alimentação saudável envolve cuidar dos alimentos que comemos e, também, prestar atenção às nossas decisões de compra.

Como deve a dieta estar dentro de uma vida saudável ? Segundo a Organização Mundial de Saúde …

Pelo menos 400 ou 5 porções de frutas e vegetais devem ser consumidas diariamente . Isso ajuda a consumir fibras suficientes e reduz o risco de sofrer de doenças não transmissíveis.

A ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans deve ser limitada . Desta forma, o aumento de peso é impedido.

O consumo de sal e produtos ricos em sódio deve ser limitado . Uma alta ingestão de sal e baixo teor de potássio ajuda a pressão alta.

Você deve controlar a ingestão de açúcares livres e alimentos e bebidas ricos neles. Este tipo de açúcar aumenta o risco de cárie dentária.

Não é apenas uma questão de se alimentar bem. Uma vida saudável protege o meio ambiente e gera desenvolvimento sustentável. Por isso, está relacionado a alimentos orgânicos ou de Comércio Justo. Você sabe o que os caracteriza?

Os alimentos orgânicos buscam reduzir o impacto do ser humano no meio ambiente e optar por práticas de produção mais respeitosas. Por exemplo:

Eles estão livres de compostos químicos. Os agricultores usam variedades resistentes a pragas.

Bem-estar animal é cuidado . Eles são criados ao ar livre.

Eles são mais naturais. Organismos geneticamente modificados não são permitidos.

Por outro lado, os alimentos do Comércio Justo somam respeito ao meio ambiente, respeito às pessoas e comunidades desfavorecidas, promovendo um comércio ético que permita enfrentar a pobreza . Para isso:

Incentiva condições de trabalho adequadas.

Permite produzir famílias para ganhar um salário digno pelo seu trabalho .

Protege os direitos das mulheres .

Evite a exploração laboral de menores.

Você quer experimentá-los? Você pode encontrá-los nas lojas solidárias e na loja on – line da Oxfam Intermón.

Nós o desafiamos a colocar em prática estes ou outros hábitos que, sem dúvida, contribuirão para melhorar o seu bem – estar físico e emocional e desfrutar de uma vida saudável. Por outro lado, não se esqueça de descartar aqueles que o limitam ou reduzem sua saúde. Certamente haverá mais do que você pensa! É preciso apenas um pouco de vontade para começar, energia para realizá-lo e persistência para não desistir. Quem disse que não seria possível? Conseguir isso será apenas uma questão de tempo!
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